A importância do ensino de estatística
A estatística está presente nas mais diversas práticas humanas e a importância do ensino de estatística acompanha a demanda crescente pela necessidade de saber estatística.
A interpretação de dados estatístico na forma de tabelas ou gráficos é uma etapa presente em muitas decisões que temos que tomar.
No trabalho, no ambiente doméstico, nos jogos, nos fenômenos sociais e outras áreas do conhecimento, a estatística é parte intrínseca de análises mais cuidados e abrangentes.
O cenário educacional exige cada vez mais práticas pedagógicas que resultem em adultos críticos e cientes das ações do homem e suas consequências.
Conforme exposto em CAMARGO (2016), no campo do ensino da estatística, o conjunto de práticas de ensino intitulado de inferência informal é uma das alternativas para introdução dos conceitos fundamentais da inferência estatística. Vista a importância do ensino de estatística, essa prática busca o desenvolvimento dos conceitos e das habilidades com o objetivo de tornar os alunos capazes de organizar, interpretar, representar e inferir de forma coerente, utilizando dados estatísticos.
A estatística nas escolas
De acordo com BEN ZVI e GARFIELD (2004), a maioria das escolas oferece o conteúdo de estatística por meio de técnicas algorítmicas e acaba formando alunos que, apesar de calcular medidas e de aplicar os métodos estatísticos, não conseguem interpretar os resultados obtidos e fazer inferências.
Diante dessa prática, os autores propõem o desenvolvimento da inferência informal por meio de problemas e situações que auxiliem os alunos a compreenderem os fenômenos científicos, sociais, econômicos e climáticos.
Dessa maneira, a importância do ensino de estatística pode ser uma das maneiras para tornar a população ciente de diversos problemas, principalmente de natureza ambiental. Somente percebendo o risco de extinção é que a humanidade mudará algumas práticas.
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Bibliografia
BEN ZVI e GARFIELD (2004) Dani Ben Zvi e Joan Garfield. The Challenge of Developing Statistical Literacy, Reasoning and Thinking. Kluer Academic Publishers.
CAMARGO (2016) Apolo Rubens de Camargo. Em A Estatística na Escola Básica, Uma Prática de Inferência Informal, Junho de 2016.
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