Crescimento do interesse e da necessidade da estatística
Apesar do crescente interesse e da necessidade da estatística, somente na década de 1970, a estatística foi reconhecida como uma ferramenta importante para tomada de decisão em diversas áreas do conhecimento.
Não se pode dispensar o ensino de estatística sem abdicar de algumas coisas, entre elas a consciência sobre as ações individuais e coletivas.
A educação estatística contribui para a formação de um sujeito globalizado com responsabilidade ambiental, pois a estatística viabiliza a compreensão das ações do homem sobre o clima, incentivando o aluno a assumir uma postura crítica e reflexiva diante das informações disponíveis.
A necessidade da estatística para fazer inferências
Transformar dados em informações e perceber aspectos antes despercebidos fazem parte de qualquer pesquisa científica. Como ferramenta, a estatística fornece mecanismos para interpretar dados e para tomada de decisões em situações de incerteza.
A passagem da parte para o todo, ou seja, da amostra para a população, caracteriza a inferência estatística e sua crescente importância no cenário educacional.
Acompanhando esse crescimento surgem também as dificuldades, tanto por professores quanto por alunos em aprender e ensinar conceitos básicos relacionados à estatística.
Fazer inferências é uma das habilidades indispensáveis para entender e atuar no século XXI. Muitos dos países desenvolvidos já incluíram a estatística nos currículos básicos.
Entre outros conteúdos obrigatórios de estatística destaca-se o ensino de inferência por meio de um conjunto de conceitos que se configuram em uma disciplina nomeada de inferência informal.
Para saber mais sobre o ensino e aprendizagem dos conceitos fundamentais da estatística por meio da inferência informal clique aqui.
Bibliografia
BATANERO (2001) Carmen Batanero. Didáctica de la estadística, Dezembro 2001.
URL https://www.ugr.es/~batanero/pages/ARTICULOS/didacticaestadistica.pdf/. Último acesso em 22/02/2022.
CAMPOS et al. (2011) Celso Ribeiro Campos, Maria Lucia Lorenzetti Wodewotzki e Otavio Roberto Jacobini. Educação Estatística – teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Autêntica.
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