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Como Estimular a Matemática nas Crianças em Casa

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Apolo Rubens Chalababa

Como Estimular a Matemática nas Crianças em Casa

Antes de Estimular a Matemática nas Crianças em Casa.

Ajudar os filhos a desenvolverem habilidades matemáticas de maneira divertida e fácil é vontade de muitos pais. Porém, muitos deles não conseguem ou não sabem como estimular a matemática nas crianças em casa nem conseguem sucesso ao assumirem o papel de professores de matemática. É possível encontrar pais bem intencionados que transformam o interesse espontâneo da criança em um momento de tensão e medo de errar.

Uma alternativa é estimular a matemática de outras maneiras para que a criança, aos poucos, se prepare para aprender a matemática dos numerais e “continhas”. Mesmo com a melhor das intenções, algumas famílias são capazes de bloquear para sempre as oportunidades de seus pequenos aprenderam matemática e assuntos ligados á ela. Afinal, o que fazer para estimular a matemática nas crianças em casa?

Antes de propor uma atividade para criança, o adulto precisa perceber que a matemática não está apenas na escola, em formas geométricas, números ou gráficos. É  preciso ajustar o ponto de vista para encontrar a matemática que existe na rotina diária de uma criança, mesmo em tempos de distanciamento social. 

Andar de bicicleta, brincar de supermercado, preparar coisas simples na cozinha ou até mesmo se divertir com alguns jogos eletrônicos são exemplos de atividades que contribuem para o desenvolvimento do senso matemático.

E é nesse ponto que muitos pais costumam errar. O senso matemático antecede a matemática que os pais tentam ensinar aos seus filhos. A criança precisa vivenciar uma série de situações antes do ensino dos numerais e das “continhas”. 

Oferecer regras, nomes e tabelas não é um bom começo para apresentar a matemática à uma criança. Só a importância dessa disciplina na fase adulta já justificaria bastante atenção na maneira como se dá esse começo. 

Principais Características das Crianças de 2 a 7 anos.

As crianças nessa faixa etária costumam apresentar as seguintes características: são muito ativas, gostam de correr, apresentam dificuldades em focalizar pequenos detalhes, demonstram claramente preferência por um ou dois colegas, mostra facilmente emoções, possui regras próprias de linguagem, é  egocêntrica (pensa que tudo acontece por ela ou para ela), ligam fatos que podem não ter ligação entre si, apresentam forte imaginação, atribuem às coisas significados específicos, sua capacidade de concentração é de pequena duração, faz generalizações abusivas, entre outras características.

Além de considerar essas características, os interessados no desenvolvimento do senso matemático precisam adaptar as atividades à capacidade da criança. Isso ocorre simplificando ou dificultando uma mesma atividade. 

Considerando as particularidades de cada criança e a sua capacidade de compreensão, são aceitas diferentes linguagens para que a criança manifeste o que está pensando. A linguagem oral e os desenhos são as preferidas das crianças. Observando e ouvindo a professora e os colegas a criança naturalmente introduzirá as palavras e os termos adequados à sua linguagem. 

O que Não Fazer para Estimular Noções Básicas de Matemática nas Crianças.

  • Comparar a criança com parentes e colegas de classe.
  • Transformar tarefas escolares em castigo ou punição.
  • Oferecer tarefas muito difíceis além da capacidade da criança.
  • Ofender ou castigar a criança quando ela não consegue realizar alguma atividade.
  • Utilizar um tempo maior do que aquele que a criança consegue se concentrar e se manter produtiva. 

O que Fazer para Estimular Noções Básicas de Matemática nas Crianças.

Propor à criança atividades (desenhos, brincadeiras, jogos, relatos, contação de histórias, colagens, etc.) que abordem os seguintes noções:

Grande/pequeno; Maior/menor; Grosso/fino; Curto/comprido; Alto/baixo; Largo/estreito; Perto/longe; Leve/pesado; Vazio/cheio; Mais/menos; Muito/pouco; Igual/diferente; Dentro/fora; Começo/meio/fim; Antes/agora/depois; Cedo/tarde; Dia/noite; Ontem/hoje/amanhã; Devagar/depressa; Aberto/fechado; Em cima/embaixo; Direita/esquerda; Primeiro/último/entre; Na frente/atrás/ao lado; Para frente/para trás/para o lado; Para direita/para esquerda; Para cima/para baixo; Ganhar/perder; Aumentar/diminuir.

O senso matemático também pode ser desenvolvido ao se contar uma simples história. Desde que o contador faça perguntas estratégicas. Por exemplo: Onde ele está?, Quando aconteceu?, Quais as semelhanças?, Quais as diferenças?, Qual tem mais?, Para onde ele foi depois?, etc. Todas essas perguntas exigem respostas que caem diretamente em noções matemáticas elementares. Perguntas estratégicas também pode ser feitas ao longo de conversas diárias. 

A matemática também passa desapercebida em outras atividades domésticas como, por exemplo, utilizar a proporção em uma compra por quilo, planejar o dia seguinte e estabelecer relação de causa/efeito. Participar dessas atividades ou conversar sobre elas favorece o desenvolvimento das estruturas mentais que antecedem o ensino da matemática básica.

Pode parecer curioso, mas ler também é uma atividade que ajuda muito a matemática. Os passatempos encontrados em bancas de jornal com labirintos, palavras cruzadas, jogo dos erros e liga pontos também contribuem para desenvolver as primeiras noções matemáticas nas crianças.

Jogos e Brinquedos.

Usar o próprio corpo ou tabuleiros são recursos muito bons para desenvolver senso espacial, de ordem, capacidade de fazer análises, de prever resultados e estabelecer critérios. Vale lembrar que as crianças de 2 a 7 anos de idade não conseguem realizar essas habilidades por completo. Os jogos são oportunidades que as crianças têm para vivenciar algumas situações e, dessa forma, se aproximar um pouco mais dos conceitos e ideias matemáticas que conhecemos. Lembre-se de verificar a idade e o interesse das crianças para não causar desmotivação. Veja algumas sugestões:

  • Par ou ímpar. (Já tentou par ou ímpar de multiplicar?)
  • Joquempô. (Pedra, papel ou tesoura? Qual dos três é mais forte?)
  • Jogo da velha (Existe uma estratégia que sempre vence?).
  • Tangram.
  • Timbiriche (Jogo dos Pontinhos).
  • Dominó.
  • Blocos de construir.
  • Quebra-cabeça.
  • Batalha Naval.
  • Dama.
  • Torre de Hanói. (Tente com duas peças, depois tente com três peças, com quatro…)
  • Cubo de Rubik e variações.
  • Cartas de baralho.
  • Xadrez.

Alguns Sites para Explorar com as Crianças que Demostram Facilidade com a Matemática.

Habilidades algébricas: https://solveme.edc.org/mobiles/

Lógica e programação: https://scratch.mit.edu/ideas

Para mexer em tudo que quiser em um mini laboratório de matemática: https://phet.colorado.edu

Que tal dar zoom até cansar em um plano cartesiano multifuncional? https://www.geogebra.org

Fonte Bibliográfica.

LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2018.

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