eBook Matemática e Ciências

Saber mais


	

A Educação Estatística e seus Componentes

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Apolo Rubens Chalababa

A Educação Estatística e seus Componentes

Quais são os três componentes da educação estatística?

 

A educação estatística tem passado por atualizações frequentes nos países desenvolvidos devido a sua importância para a compreensão de fenômenos sociais e científicos. Seu estudo é dividido em três componentes:

 

Letramento estatístico

É o principal componente da educação estatística que é desenvolvido nas escolas. Consiste em organizar dados, construir tabelas, trabalhar com diferentes representações dos dados, entender os conceitos, desenvolver vocabulário, compreender os símbolos e utilizar a probabilidade como uma medida de incerteza.

A lista, em termos de vocabulário, é extensa e remete a bastante conhecimento.

Raciocínio estatístico

De maneira geral, Severino (2007) destaca que “o raciocínio é, pois, um dos elementos mais importantes da argumentação, porque suas conclusões fornecem bases sólidas para os argumentos.”

Assim, os novos conhecimentos chegam por meio de um processo lógico do pensamento que reorganiza os conhecimentos acumulados.

Para o autor, é por meio do raciocínio que ocorre o amadurecimento do pensamento. Isso ocorre de maneira geral e também na educação estatística.

Pensamento estatístico

O pensamento estatístico envolve o entendimento dos motivos e maneiras que direcionam as investigações estatísticas e envolve também o entendimento das ideias poderosas que estão por detrás dos processos investigativos.

Entre as principais ideias relacionadas à educação estatística podemos destacar a variação e as medidas descritivas, que resumem os dados tanto numericamente quanto em gráficos. O pensamento estatístico envolve também a compreensão da natureza e representatividade de uma amostra, quando e como aplicar os processos e utilizar a ferramenta inferencial adequada.

Ainda são atribuídos ao pensamento estatístico o entendimento dos modelos matemáticos e das simulações de fenômenos feitas a partir desses modelos, como são realizadas as coletas e produção de dados que visam calcular probabilidades e a utilização do contexto para interpretar os dados e elaborar conclusões.

Bibliografia

SEVERINO (2007) Antônio Joaquim Severino. Metodologia do Trabalho Científico. Editora Cortez.

Saiba mais sobre o ensino de estatística no artigo “O ensino de estatística e a compreensão da ciência” ou na dissertação “A Estatística na escola básica: uma prática de inferência informal”.

Compartilhe este artigo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Faça parte da nossa lista de subscritores.

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade.