eBook Matemática e Ciências

Saber mais


	

Crescimento do interesse e da necessidade da estatística

Tempo de leitura: 1 min

Escrito por Apolo Rubens Chalababa

Crescimento do interesse e da necessidade da estatística

Crescimento do interesse e da necessidade da estatística

Apesar do crescente interesse e da necessidade da estatística, somente na década de 1970, a estatística foi reconhecida como uma ferramenta importante para tomada de decisão em diversas áreas do conhecimento. 

Não se pode dispensar o ensino de estatística sem abdicar de algumas coisas, entre elas a consciência sobre as ações individuais e coletivas.

A educação estatística contribui para a formação de um sujeito globalizado com responsabilidade ambiental, pois a estatística viabiliza a compreensão das ações do homem sobre o clima, incentivando o aluno a assumir uma postura crítica e reflexiva diante das informações disponíveis. 

A necessidade da estatística para fazer inferências

Transformar dados em informações e perceber aspectos antes despercebidos fazem parte de qualquer pesquisa científica. Como ferramenta, a estatística fornece mecanismos para interpretar dados e para tomada de decisões em situações de incerteza. 

A passagem da parte para o todo, ou seja, da amostra para a população, caracteriza a inferência estatística e sua crescente importância no cenário educacional.

Acompanhando esse crescimento surgem também as dificuldades, tanto por professores quanto por alunos em aprender e ensinar conceitos básicos relacionados à estatística.

Fazer inferências é uma das habilidades indispensáveis para entender e atuar no século XXI. Muitos dos países desenvolvidos já incluíram a estatística nos currículos básicos. 

Entre outros conteúdos obrigatórios de  estatística destaca-se o ensino de inferência por meio de um conjunto de conceitos que se configuram em uma disciplina nomeada de inferência informal.

Para saber mais sobre o ensino e aprendizagem dos conceitos fundamentais da estatística por meio da inferência informal clique aqui.

Bibliografia

BATANERO (2001) Carmen Batanero. Didáctica de la estadística, Dezembro 2001.

URL https://www.ugr.es/~batanero/pages/ARTICULOS/didacticaestadistica.pdf/. Último acesso em 22/02/2022.

CAMPOS et al. (2011) Celso Ribeiro Campos, Maria Lucia Lorenzetti Wodewotzki e Otavio Roberto Jacobini. Educação Estatística – teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Autêntica.

Compartilhe este artigo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Faça parte da nossa lista de subscritores.

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade.