Diferenças e semelhanças entre estatística e matemática
É comum encontrar pessoas que consideram a estatística como uma parte da matemática. Isso não é verdade pois existem muitas diferenças e semelhanças entre estatística e matemática.
A organização curricular atual propõe uma estrutura na qual a estatística parece ser uma parte da matemática. Isso transmite a falsa ideia de que ambas as disciplinas teriam um desenvolvimento didático/pedagógico muito semelhante.
De fato, existem semelhanças entre elas, porém, alguns aspectos estão sempre presentes na estatística, como a aleatoriedade e a incerteza que se opõem ao determinismo da matemática.
A estatística busca extrair informações de dados, quantitativos (numéricos) e qualitativos (não numéricos), e não apenas organizá-los.
Os dados trazem junto com seu valor numérico informações adicionais reveladas pelo contexto no qual estão inseridos.
Dados vs. números
Assim, os dados, o contexto e os conhecimentos gerais de quem manipula os dados se traduzem em informações, compondo um cenário e imprimindo significados que extrapolam os números.
Quando o ensino de estatística é tratada como uma parte da matemática, em livros didáticos e documentos normativos, surge uma forte tendência de que os professores enfatizem os cálculos e a mecanização nas aulas de estatística.
Fazer experimentos, coletar dados, organizá-los, analisá-los considerando a influência da variabilidade na experiência que se tem para perceber os desdobramentos desse assunto e tomar uma decisão considerando a incerteza de um fenômeno são ações que contêm uma parte subjetiva que também pode ser contraposta ao determinismo da matemática.
Para saber mais sobre o ensino e aprendizagem dos conceitos fundamentais da estatística por meio da inferência informal clique aqui.
Bibliografia
CAMARGO (2016) Apolo Rubens de Camargo. Em A Estatística na Escola Básica, Uma Prática de Inferência Informal, Junho de 2016.
SOTOS et al. (2007) Ana Elisa Castro Sotos, Stijin Vanhoof, Win Van den Noortgate e Patrick Onghena. Students’ misconceptions of statistical inference: A review of the empirical evidence from research on statistics education. Educational Research Review, 2:98–113.
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