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Ensino de Matemática à Distância

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Apolo Rubens Chalababa

Ensino de Matemática à Distância

Considerações Sobre O Ensino de Matemática à Distância

A pandemia de 2020 trouxe mudanças significativas para o ensino de matemática à distância e o ensino de modo geral. Professores, alunos e famílias iniciaram uma imersão no mundo digital que está modificando a maneira de ensinar e a maneira de estudar de muitos alunos.

É inegável que existam muitos alunos sem acesso aos meios escolares desde que a pandemia de 2020. Esses alunos vivem uma realidade de completa interrupção, muito diferente desta que apresentei no parágrafo anterior, quanto aos meios digitais e os atuais modos de ensino à distância, ensino híbrido, ensino remoto ou modelo emergencial de ensino de matemática à distância e outras variações de nomenclatura.

Este artigo é um relato das experiências, reflexões e leituras relacionadas ao ensino de matemática à distância. Nele pretendo compartilhar alguns detalhes que favorecem as possibilidades de entendimento dos conteúdos matemáticos.

Boas Práticas para o Ensino de Matemática à Distância

Planejamento

O planejamento escolar é uma etapa muito importante no desenvolvimento dos conteúdos de matemática. O ensino de matemática à distância exige um planejamento especial. Nele é preciso considerar a diversidade de alunos que existem em nossas classes.

Quando menciono diversidade incluo as diversas velocidades de aprendizado de cada aluno o quanto cada um deles se adaptou ao ensino de matemática à distância emergencial, as afinidades e gostos que os alunos apresentam pela matemática entre outras diferenças que influenciam na dinâmica e no planejamento das aulas.

Aulas de Matemática Online Gravadas

Aulas de Matemática Online Gravadas

Gravar todos os encontros online é uma medida fácil que pode  beneficiar muitos alunos. As gravações podem ser acessadas a qualquer tempo e em qualquer lugar.

Além disso, as aulas de matemática gravadas podem ser assistidas em velocidade acelerada e as partes de espera em silêncio podem ser puladas. As gravações otimizam o tempo do aluno e podem ser consultadas para atividades e avaliações.

Porém, possuir mais de 15GB gratuitos do Google meet para o armazenamento não é uma realidade para maioria dos professores  e, dificilmente, as aulas permanecem à disposição dos alunos por mais de uma semana. 

Quantos GB são necessários para gravar 50 minutos de uma aula de matemática à distância?

Diante disso, os professores precisam disponibilizar as gravações rapidamente e elas ficam disponíveis por pouco tempo. 

Videoaula de Matemática

Alguns professores têm condições de gravar e editar as aulas de matemática transformando-as em videoaulas. Não existe um tempo de duração ideal para uma videoaula de matemática. Alguns assuntos exigem uma minuciosa explicação enquanto outros são simples. Em videoaulas de matemática que duram de 20 a 30 minutos cabe muita matemática. 

Atividades para o Ensino de Matemática à Distância

Ensino de Matemática pós-pandemia

Assim como no modelo presencial, o ensino de matemática à distância e o ensino híbrido da matemática precisam ser complementados com atividades, tarefas, estudos dirigidos, lista de exercícios e outros recursos pedagógicos para fixação e aprofundamento do conteúdo.

A correção e a devolutiva das atividades realizadas pelos alunos é indispensável em qualquer modelo educacional. Considerando a disciplina de matemática e modelo emergencial do ensino da matemática,  podemos dizer que a devolutiva do professor para o aluno se torna mais importante ainda pois,  em alguns casos, é o único momento de troca entre professor e aluno.

Outra semelhança entre o ensino de matemática à distância e o ensino de matemática presencial é que, em ambos, o aluno precisa participar ativamente das atividades. A diferença é que na modalidade à distância emergencial o aluno nem sempre pode participar ativamente de uma atividade.

Avaliações no Ensino de Matemática à Distância Emergencial

Os resultados costumam ser melhores quando os critérios de avaliação são apresentados no início. Essa prática permite que os alunos se preparem para as avaliações e estudem com um foco direcionado desde o início evitando surpresas desagradáveis.

É necessário utilizar mais de um instrumento de avaliação. Variar os métodos avaliativos contribui para perceber e valorizar diferentes habilidades e perfis de alunos. 

Ajustar o tempo de uma avaliação ao tempo que o aluno dispõe para realizá-la também contribui para bons resultados. 

Canais de Comunicação

A relação professor-aluno é saudável quando os vínculos emocionais e afetivos são criados. Na escola a relação professor-aluno é limitada pelo tempo e pelo espaço físico além de ser aproveitada pedagogicamente a favor do aluno e da classe como um todo. Isso não é possível nos meios digitais.

Assim como no modelo presencial, no ensino de matemática à distância é preciso estreitar os laços afetivos. A situação emergencial do ensino de matemática obriga o uso de novos canais, meios como, por exemplo, e-mail, WhatsApp e outras redes sociais. 

Tenho vários colegas que discordam da presença dos alunos em alguns ambientes virtuais particulares mas, considerando a situação emergencial em que se encontra o ensino da matemática.

Receber os alunos nas redes sociais é visto por mim como um dos recursos para diminuir os impactos causados pela pandemia de 2020 e, em alguns casos, tornar a matemática mais acolhedora dando um aspecto mais humano ao modelo de ensino de matemática a distância. 

Flexibilização de combinados

Às vezes é difícil convencer os pais de que não há tolerância com relação a datas de certos trabalhos escolares. Ser professor de matemática é mais do que ensinar matemática. Também prezamos pela educação integral em seus aspectos sociais e morais. 

Para complementar a ação da família o professor precisa, por vezes,  proporcionar ao aluno a amarga consequência de não se cumprir um combinado.

Sabemos que imprevistos acontecem mas, no período de pandemia e pós-pandemia, os imprevistos se tornaram muito frequentes devido às recorrentes mudanças nas regras sociais. 

Nem sempre é possível perceber se um aluno realmente teve um imprevisto ou está se aproveitando da situação para isentar-se das responsabilidades atribuídas a ele pelo professor. Cabe a cada um de nós analisar as situações particulares e tomar a melhor decisão.

Péssimas Práticas para o Ensino de Matemática à Distância

Péssimas Práticas para o Ensino de Matemática à Distância

Algumas práticas que são desaconselhadas no modelo de educação presencial também continuam desaconselhadas no modelo de ensino de matemática à distância.

Aulas que utilizam apenas a apresentação de material pronto como slides ou PDF’s costumam ser monótonas e desmotivadoras. 

Apenas postar conteúdos em um ambiente virtual e não interagir com os estudantes. Sem dúvida essa prática não honra os preceitos pedagógicos da maioria dos professores que prezam por uma educação mínima. Vale lembrar que podemos interagir com os alunos por meio de e-mail e redes sociais.

 

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