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Ensino tradicional de matemática

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Apolo Rubens Chalababa

Ensino tradicional de matemática

Mudanças no ensino tradicional de matemática

Após a pandemia de covid-19 em 2020, em algumas salas de aula, o ensino tradicional de matemática deu lugar a maneiras mais atuais de se ensinar a matemática.

A mudança é discreta e grande responsabilidade da resistência a um novo modelo é a própria sociedade que ainda é conservadora e tradicional.

O ensino tradicional de matemática que é reproduzido nas escolas é reflexo das expectativas de muitos pais.

Aconteceu na escola

Conheça esse exemplo real:

A mãe pega o caderno do filho, abre na parte de matemática, vê uma questão só e fala:

– Nossa! A professora ficou a aula inteira em uma questão só?

Esse é um ponto que temos que considerar: Existe, e é predominante, a cultura do caderno cheio.

A comparação entre professores

Comparações entre cadernos de alunos de escolas diferentes ou até mesmo de classes diferentes em uma mesma escola costuma acontecer com frequência.

Conforme o final do ano se aproxima e alguns completam os cadernos, essa comparação aumenta ainda mais.

É um fato que, muitas vezes, os professores são julgados pelo caderno de seus alunos e, lamentavelmente, os professores que gastam pouco caderno são comumente tachados de professores ruins.

Isso pode ser verdade em alguns casos, mas a quantidade de conteúdo de um caderno não é conclusivo acerca das qualidades pedagógicas do professor.

Combatendo o ensino tradicional de matemática

O conteúdo registrado no caderno não significa muito quando o assunto é a aprendizagem.

A questão é como se explora o conteúdo. Um caderno cheio pode ser escrito por uma cabeça vazia.

O que algumas concepções educacionais atuais sugerem é utilizar poucas questões, às vezes uma única questão.

Independentemente do número de questões, o que realmente importa é como os alunos trabalham com as questões e se as questões conduzem a problemas, investigações, explorações ou são exercícios. 

O que se espera no final de um ciclo escolar são as cabeças cheias de construções, de conceitos e entendimentos.

Para utilizar apenas uma questão o conhecimento do professor tem que ser maior que o conhecimento tradicionalmente encontrado.

Para conseguir trabalhar dessa maneira, os professores precisam tanto do conhecimento do conteúdo quanto do conhecimento de didática muito atualizados. 

Por meio dialógico o professor conduz o aluno a desenvolver o conhecimento.

Ensino que não ensina

Às vezes, é mais fácil dar uma grande lista com exercícios todos mais ou menos parecidos, porque fica mais fácil. Dessa maneira se enche o caderno o pai fica feliz.

O problema é que tem um detalhe: O aluno aprendeu?

Infelizmente, a maneira tradicional de ensinar matemática ainda está prevalecendo, mas a maneira reflexiva, baseada na investigação e exploração tem aumentado entre os professores que ensinam matemática.

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