eBook Matemática e Ciências

Saber mais


	

Frações no Cotidiano

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Apolo Rubens Chalababa

Frações no Cotidiano

Onde Podemos Encontrar Frações no Cotidiano

Apesar da resistência para aprender matemática é inegável que ela está no nosso cotidiano de uma maneira tão profunda que, às vezes, nem percebemos a presença dela. Encontrar frações no cotidiano é mais comum do que se imagina, basta prestar atenção.

As primeiras noções envolvendo frações antecedem as aulas regulares de matemática.  Quando fazemos uma partilha simples, dividindo algo ao meio ou em partes iguais estamos usando o conceito de parte que está diretamente relacionado com a existência das frações.

Encontramos frações no cotidiano quando:

  • fazemos alguma partilha
  • utilizamos relógio de ponteiro
  • seguimos algumas receitas
  • nas instruções para se preparar sucos concentrados
  • nas medidas dos diâmetros dos canos hidráulicos 
  • nas instruções para se utilizar amaciante de roupas
  • em algumas unidades de medida como a polegada, por exemplo
  • etc.

Como Facilitar a Aprendizagem com Frações no Cotidiano

É comum encontrar resistência de muitos alunos para aprender matemática, em particular os assuntos relacionados às frações. Muito dessa resistência se deve ao fato de que o ensino de frações é realizado de maneira metódica e procedimental. 

Reduzir as aulas de matemática a aplicações de regras e memorização de procedimentos é muito prejudicial para o entendimento do conteúdo além de desmotivar os alunos.

Uma das estratégias para tornar o ensino da matemática, em particular o ensino das frações, atrativo é relacionar a matemática com atividades cotidianas que o aluno realiza ou tem uma grande possibilidade de vir a realizar. Por isso, é importante aprender a reconhecer a presença das frações no cotidiano.

Isso acontece por meio de problemas onde o aluno é levado a investigar, refletir, registrar e perceber a existência da frações no cotidiano próprio e no exercício da vida adulta. Por ser um conhecimento milenar, o estudo das frações pode ser relacionado com outras disciplinas  possibilitando a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade.

Outro recurso pedagógico poderoso que pode ser aplicado nas aulas de matemática é utilização de jogos e de materiais concretos para se aprender matemática.

Materiais Concretos na Aprendizagem de Matemática

A utilização de materiais concretos ou manipulativos para se aprender matemática é um dos recursos mais poderosos que conhecemos até o momento. Sua importância é fundamentada cientificamente pela neurociência que afirma que o aprendizado é mais significativo quando está associado ao campo emocional.

Envolver o campo emocional é um dos objetivos da utilização dos jogos no ensino e aprendizagem da matemática. Quando os alunos jogam, é esperado que uma euforia controlada surja em meio a expectativa de derrota ou vitória. 

Os materiais manipulativos potencializam o aprendizado da matemática porque utilizam o sentido do tato tornando o aprendizado ativo, pois o aluno não está apenas vendo e ouvindo, está também manipulando o objeto e percebendo fisicamente suas semelhanças propriedades.

Materiais Concretos para Ensinar Matemática

Explorar as frações no cotidiano é um recurso muito eficiente que pode ser ampliado com a utilização de materiais concretos para aprender matemática. Confira a lista dos materiais concretos mais comuns que podem ser utilizados para ensinar frações:

  • Tangram 
  • Barra de Cuisenaire
  • Papel quadriculado
  • Dobradura
  • Jogos
  • Elaboração de Receitas

Bibliografia

BACICH, L. MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.

[modoturbo id=1]

Compartilhe este artigo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Faça parte da nossa lista de subscritores.

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade.