eBook Matemática e Ciências

Saber mais


	

Matemática na Educação Infantil

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Apolo Rubens Chalababa

Matemática na Educação Infantil

Os processos mentais básicos

Não é de hoje que se sabe sobre importância da educação infantil na matemática e em toda a trajetória escolar. Pensar a educação infantil apenas como um espaço para brincadeiras e socialização compromete o desenvolvimento da criança. Para que a escola e a professora cumpram um de seus papéis é necessário planejar as brincadeiras, os momentos de socialização e as outras atividades que a criança realizará na escola. 

Quando a intenção é ensinar matemática na educação infantil, a professora precisa considerar o desenvolvimento dos sete processos mentais básicos para aprendizagem matemática, que são: correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação. As brincadeiras e demais atividades devem ser escolhidas de tal modo que, para realizá-las, seja necessário utilizar um desses processos mentais. De acordo com o desenvolvimento das crianças, pode-se envolver mais de um processo mental em uma mesma atividade.

Para uma prática pedagógica abrangente, junto com esses processos mentais, os envolvidos com a matemática na educação infantil também precisam considerar o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Além de complementar a ação da família e da comunidade. E, desde 2020, pode-se acrescentar um item nessa lista: o ensino remoto/híbrido. 

Matemática na Educação Infantil

Reduzir o ensino da matemática na educação infantil à mera instrução e obtenção de respostas corretas impede que a criança utilize sua imaginação e sua criatividade. Deixando muitas vezes de fazer a própria descoberta e tornar o momento de aprendizagem significativo e agradável. Também não é de hoje que se sabe o quanto a experiência e a descoberta são indispensáveis para uma aprendizagem significativa.

É na educação infantil que acontecem os primeiros contatos com o mundo das formas, dos números e das medidas. Nesse período, a criança apresenta muita curiosidade e vontade de fazer coisas. As conclusões de uma criança geralmente são justificadas com fantasiosas teorias equivocadas e contradições. Gradualmente essa característica vai diminuindo.

Assim, cabe a professora da educação infantil conduzir as experiências ajustando a intencionalidade para que o aprendiz faça as suas próprias descobertas e conjecturas. Certamente, um dos ofícios mais importantes em nossa sociedade.

Principais características

Crianças de 2 a 7 anos costumam ter a percepção visual mais forte que a correspondência um a um. Por exemplo, quando a criança compara sete lápis grandes com sete lápis pequenos pode concluir que quem tem os sete lápis grandes tem mais lápis do que aquele que tem sete lápis pequenos.

Outra característica predominante em crianças dessa faixa etária é o fato de confundirem conceitos que envolvem tempo. Como consequência, assuntos relacionados com o tempo também ficam prejudicados. Costumam confundir o ontem e o amanhã devido ao fato de não terem desenvolvido completamente o processo mental básico de seriação. Ainda não compreendem que os dias formam uma sequência ordenada. 

Assim como as ideias que envolvem tempo, existem outras tantas que dependem dos processos mentais básicos para serem compreendidas. Esse fato causa a falsa impressão que após o ensino de um processo mental básico pode-se passar ao ensino do próximo e assim por diante. Apesar de existir uma hierarquia entre eles, tanto o ensino quanto o aprendizado deles não se dá de maneira linear. 

Facilitadores do Aprendizado em Matemático

Pensando na prática educacional, podemos listar os seguintes facilitadores para desenvolver os processos mentais básicos:

  • Utilizar objetos manipuláveis e, quando possível, o próprio corpo. A criança aprende pela sua ação sobre o meio.
  • Os elementos, objetos, fenômenos, nomes, situações ainda desconhecidas, devem ser apresentados um de cada vez.
  • Um mesmo conceito precisa ser apresentado de diferentes maneiras equivalentes.
  • Utilizar a vivência da criança na escolha de contextos.
  • Desmistificar que a matemática só existe em um certo horário escolar.
  • Propor atividades cooperativas e colaborativas.

Além disso, para desenvolver o senso matemático infantil, os professores precisam ser observadores atentos e fazer intervenções quando necessário.

Diante dos tempos de pandemia e pós-pandemia, o desafio de desenvolver a matemática na educação infantil é ainda maior. Mesmo assim, continua sendo responsabilidade do professor, dentro dos recursos disponíveis, a criação e manutenção de um ambiente educacional que facilite e alcance os objetivos pedagógicos. Mesmo que esse ambiente seja virtual ou um momento assíncrono.

Vídeo Sobre Matemática na Educação Infantil

Clique Aqui.

Material Para Download

Clique Aqui.

Fonte Bibliográfica

LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2018.

Saiba mais em: https://www.cempem.fe.unicamp.br/gepemai

[modoturbo id=1]

Compartilhe este artigo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Faça parte da nossa lista de subscritores.

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade.