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Materiais Manipuláveis e os Processos Mentais Básicos

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Apolo Rubens Chalababa

Materiais Manipuláveis e os Processos Mentais Básicos

 A Utilização de Materiais Manipuláveis no Ensino da Matemática

O ensino da matemática vai muito além dos números, regras e formas. Ao contrário do que alguns pensam, a matemática pode ser um bom caminho para favorecer o desenvolvimento social e emocional da criança. A utilização de materiais manipuláveis no ensino da matemática pode contribuir muito para esse desenvolvimento.

Estudos apontam que quanto mais sentidos estiverem envolvidos numa atividade mais facilmente a criança aprenderá. Diante disso, a utilização de objetos concretos é um agente facilitador para a criança desenvolver as primeiras noções matemáticas e muitas outras noções.

Ao manipular esses objetos, a criança utiliza o tato como um sentido adicional para perceber os conceitos elementares que antecedem o ensino dos numerais e das “continhas”. Em algumas situações a manipulação de objetos revela vários pontos de vista que não poderiam ser representados em uma lousa ou imagem.

A sofisticação de materiais e a tecnologia não influenciam tanto na aquisição dos primeiros conceitos matemáticos. Os materiais que sugiro são bem simples e fáceis de encontrar.

Materiais Simples que Podem Desenvolver Noções Matemáticas

O brincar é muito importante para as crianças aprenderem, mas é preciso cuidado antes de utilizar materiais manipuláveis no ensino da matemática. Antes de propor atividades lúdicas para as crianças é necessário reservar um tempo para que elas mexam no(s) objeto(s). A intenção é que elas percebam  uma ou mais características. Conforme as crianças mexem, vão percebendo as diferenças e semelhanças.

A concordância ou discordância com os comentários dos colegas mostra a trilha que ambas estão percorrendo ao explorarem o material. É nesse momento que o professor atua com alguma pergunta chave ou um silêncio estratégico.

Veja alguns exemplos de materiais que podem se tornar poderosos objetos manipuláveis para desenvolver os processos mentais básicos para aprender matemática:

  • Cola
  • Água
  • Areia
  • Lápis
  • Argila
  • Dados
  • Papéis
  • Folhas
  • Palitos
  • Botões
  • Feijões
  • Bexiga
  • Varetas
  • Tesoura
  • Dominó
  • Canudos
  • Gravetos
  • Elásticos
  • Sementes
  • Pedrinhas
  • Fita adesiva
  • Próprio corpo
  • Massa de modelar
  • Cartas (Uno, baralho, …)
  • Corantes de alimento
  • Barbantes, linhas ou corda
  • Peças com diversos formatos (feitas com EVA)
  • Instrumentos musicais (chocalho caseiro, apito, …)
  • Caixas pequenas (pasta de dente, bombom, remédio, …)
  • Sucatas limpas (garrafinhas, potinhos com ou sem tampa, …)

Os Processos Mentais Básicos para Aprender Matemática

Correspondência é o ato de estabelecer a relação um a um.

Comparação é o ato de estabelecer diferenças ou semelhanças. 

Classificação é o ato de separar em categorias de acordo com semelhanças ou diferenças.

Sequenciação é o ato de fazer suceder a cada elemento um outro sem considerar a ordem entre eles. 

Seriação é o ato de ordenar uma sequência segundo um critério.

Inclusão é o ato de fazer abranger um conjunto por outro.

Conservação é o ato de perceber que a quantidade não depende da arrumação, forma ou posição.

Uma consideração importante quando se pretende desenvolver esses processos mentais básicos, é que crianças de uma mesma idade podem não apresentar a mesma maturidade cognitiva em alguns desses processos. Outra consideração importante é que os processos descritos neste texto não estão restritos a um determinado campo do conhecimento.

Os processos mentais básicos são abrangentes e constitui a base do raciocínio humano, independentemente do assunto ou do tipo de problema a ser enfrentado. Portanto, abordá-los ou desenvolvê-los por meio de assuntos matemáticos é uma das opções que as professoras de educação infantil dispõe para introduzi-los as crianças. Quando isso é feito utilizando materiais manipuláveis a probabilidade de entendimento aumenta.

Playlist Sobre Materiais Manipuláveis

Clique aqui.

Fonte Bibliográfica

LORENZATO, S.  Educação infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2019.

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