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O que é Matemática?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Apolo Rubens Chalababa

O que é Matemática?

Afinal, o que é matemática?

Essa pergunta simples não tem uma resposta tão simples assim. Para muitos esse assunto está ligado às experiências escolares. Mesmo convivendo há tempos com a matemática parece que faltam palavras para explicar o que ela é.

No campo acadêmico seu estudo é dividido em três cursos sendo eles a licenciatura em matemática, matemática pura e matemática aplicada. Dentro da matemática encontramos áreas como a álgebra, a geometria, a topologia, a otimização, a análise real, a análise numérica, os sistemas dinâmicos, entre outras.

Devido a sua dimensão, não é fácil estabelecer uma definição exata para matemática. Como ensinar algo que não se sabe definir? Existem algumas maneiras predominantes que costumam surgir quando se tenta explicar o que é matemática.

São elas:

Concepção histórica

É um corpo cumulativo, evolutivo e hierárquico de conhecimentos produzidos, cada um em um tempo determinado. Aprender matemática é recapitular progressivamente e cronologicamente os seus objetos de estudo pré-formados no tempo. 

Concepção epistemológica

Desenvolvimento de habilidades para superar obstáculos que se manifestam no ato individual e coletivo por meio de problemas previamente elaborados com base em critérios bem definidos e visando as finalidades cognitivas e conceituais da matemática. Aprender matemática é aprender a superar obstáculos. 

Concepção construtivista

A matemática é um mecanismo cognitivo geral operatório. Suas estruturas são formadas conforme se vivencia situações com objetos concretos. A medida que as experiências reais são compreendidas começam a se formar as estruturas exclusivamente formais, ou seja, estruturas no pensamento.

Concepção semiótica

A matemática é uma construção linguístico-semântica que perpassa a escrita e a fala. Ela é socialmente produzida, negociada e legitimada. A aquisição dessa linguagem acontece através da negociação interativa, de natureza sobretudo dialógica. Como linguagem, ela é entendida, usada e coproduzida. 

Concepção científica

A matemática é uma construção multilinguística, especializada, internamente coerente cujas características de legitimidade tem raízes na tradição cultural. Ao considerar a matemática sintática, semântica, pragmática, discursiva e dialógica, seu aprendizado se dá através da negociação interativa e dialógica. O conhecimento matemático é herdado da tradição cultural e internalizado por meio de tarefas planejadas para otimizar seu aprendizado.

Como Ensinar Matemática Hoje?

Temos que considerar educação matemática. Essa área do conhecimento apresenta semelhanças e diferenças da matemática em si, pois se dedica à questões pedagógicas e psicológicas do sujeito que aprende e do sujeito que ensina. 

Não se deve reproduzir propostas didáticas sem a necessária reflexão. Em um mundo líquido ainda é preciso debater e respeitar todas as propostas pedagógicas que encontramos sólidas nas escolas de hoje. Muitas delas forjadas para atender as particularidades e contextos locais.

Diante do que foi exposto, é muito conveniente assumir uma postura neutra e aproveitar devidamente o que há de melhor em cada maneira de conceber e de ensinar essa disciplina que tanto encanta quanto apavora muitos alunos. 

Proposta:

O objetivo pedagógico nem sempre é construir um conceito ou uma solução original para um problema nem validar uma produção intermediária do estudante. É imprescindível detectar contradições históricas a fim de propiciar ampliação do horizonte cultural do sujeito. Isso deve ocorrer com qualquer disciplina.

Para pensar “fora da caixa” é necessário introduzir elementos difíceis de serem constituídos através de abordagens tradicionais. É necessário ultrapassar os limites da experiência cotidiana, do senso comum e da intuição. 

Esse campo do conhecimento é visto como um dos meios necessários para acessar o conhecimento científico e teórico. A ciência é a principal influência no desenvolvimento da sociedade humana. Quanto mais se entende a ciência mais se compreende as relações entre nossa sociedade e a natureza. 

Desafio:

Temos presenciado o descarado desmantelamento das instituições de ensino de nosso país. O principal desafio da educação é adquirir legitimação de políticas públicas para ensinar conteúdos significativos e relevantes. Isso vale para todas as áreas do conhecimento. Existe muita coisa além dos numerais, formas e operações. 

Atualmente considero uma urgência global a necessidade de que cada habitante entenda as principais relações entre a ação humana e os desequilíbrios ambientais.

Para pensar “fora da caixa”.

Construir com seis palitos iguais quatro triângulos também iguais.

Tente bastante antes de ver a solução aqui.

Fonte Bibliográfica

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática, propostas e desafios. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2011.

TAHAN, M. Matemática Divertida e Curiosa. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001.

Leia também o artigo “O que é Álgebra?“.

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