eBook Matemática e Ciências

Saber mais


	

O que é um conceito

Tempo de leitura: 1 min

Escrito por Apolo Rubens Chalababa

O que é um conceito

O que é um conceito

Muitos educadores falam sobre a importância de entender os conceitos relacionados a um certo conteúdo, mas será que todos sabem dizer o que um conceito?

Segundo SEVERINO (2007), um conceito pode ser representado linguisticamente por um termo ou  palavra. A compreensão de um conceito pode ser manifestada pelo domínio de um conjunto de características específicas, relacionadas ou não, que auxiliam no entendimento do objeto pensado.

De acordo com FERREIRA (2000), “conceito” remete em sua origem etimológica à “coisa concebida” e “formada na mente”. Um conceito também pode ser algo que se concebe no pensamento sobre algo ou alguém. É a forma de pensar sobre algo, é uma opinião manifesta, é um símbolo mental, um conjunto de características comuns que determinam como as coisas são.

De acordo com BURRIL e BIEHLER (2011), podemos considerar como alguns dos alicerces da estatística os seguintes conceitos: dados, variação, distribuição, representação, relações entre variáveis, planejamento e coleta de dados, amostra e inferência. 

Embora existam diferenças entre autores do que seja considerado um conceito, existem conceitos comuns, se podemos assim chamar, que são indispensáveis para o desenvolvimento de qualquer assunto relacionado à estatística. Quando a estatística é tratada como parte da matemática, sobra pouco espaço para desenvolver o pensamento e o raciocínio estatístico.

Sobre os conceitos fundamentais, MACHADO (2009) descreve duas características inerentes a eles:

  • Articula várias partes de um tema;
  • Transborda os limites de um tema possibilitando a conexão com outros temas.

Para saber mais sobre o ensino e aprendizagem dos conceitos fundamentais da estatística por meio da inferência informal clique aqui.

 

Bibliografia

BURRIL e BIEHLER (2011) Gail Burril e Rolf Biehler. Fundamental statistical ideias in the school curriculum and trainning teachers. Em Teaching Statistics in School Mathematics-Challenges for Teaching and Teacher Education, páginas 57–69. Springer.

MACHADO (2009) Nílson José Machado. Educação Microensaios em Mil Toques, volume 1. Escrituras.

FERREIRA (2000) Aurélio Buarque Holanda Ferreira. Minidicionário Aurélio Século XXI. Editora Nova Fronteira.

SEVERINO (2007) Antônio Joaquim Severino. Metodologia do Trabalho Científico. Editora Cortez.

Compartilhe este artigo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Faça parte da nossa lista de subscritores.

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade.